• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início >
Responsável: António Roque

Ovinos

A Unidade de Ovinos, constituída por animais tipo Merino Branco, é explorada em regime semi-intensivo, dispondo de uma considerável área para pastoreio, incluindo pastagem permanente de sequeiro, pastagem de regadio e pastagens anuais. Estes diferentes tipos de pastagem diversificam a possibilidade de formação dos alunos sobre a respectiva utilização e maneio. A instalação compreende: três parques, com área coberta e de exercício, com capacidade para um total de sessenta cabeças; seis maternidades; parque de maneio com manga de contenção e pedilúvio; zona de armazenamento de forragens e balança. O efetivo é explorado num sistema de 3 partos / 2 anos, o que eleva o número de intervenções que é necessário efetuar ao longo do ano, permitindo uma maior participação dos alunos no maneio dos animais e gestão técnica desta unidade.


Caprinos


A Unidade de Caprinos, constituída por cabras Serranas, ecótipo Ribatejano encontra-se instalada numa folha da mata. O efetivo caprino é explorado em regime semi-intensivo, no sistema de exploração tradicional da região, nas vertentes carne e leite. A base da alimentação é o extracto arbustivo e herbáceo disponível na folha de pastagem, onde os animais se encontram. Recorre-se à suplementação, com forragens conservadas e concentrado comercial, em períodos críticos do seu ciclo produtivo.
No âmbito do protocolo estabelecido com o Departamento de Fisiologia Animal do INIRB, ex Estação Zootecnica Nacional, o programa de seleção e melhoramento genético do efetivo, possibilita aos alunos a participação em diversas atividades reprodutivas como a indução e sincronização de cios, bem como na sua inseminação artificial.