• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início >
Responsável: António Roque

Suínos

A unidade de suínos em sistema fechado é constituída por reprodutores das raças Malhado de Alcobaça, Bísaro e Alentejano, que proporciona aos estudantes o acompanhamento e a realização de todo o maneio inerente ao seu funcionamento preparando-os para a realidade da rotina de uma suinicultura comercial.
Actualmente, a ESAS desenvolve trabalhos técnico-científicos na área da suinicultura, numa parceria com a Topigs Norsvin Portugal. Para tal, dispõe ainda de um pavilhão de engorda para porcos, com vinte e um parques com capacidade total para 199 animais, instalações que têm permitido realizar engordas de porcos em regime de integração.


Malhado de Alcobaça na ESAS
A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), no seu objectivo em dar visibilidade e contribuir para a conservação e preservação dos recursos genéticos animais, recebeu um núcleo de suínos Malhado de Alcobaça. Esta população suína, cujo solar está intimamente ligado à nossa região, foi reconhecida, no ano de 2006, como a terceira raça suína autóctone portuguesa, a par do porco Alentejano e do porco Bísaro. Esta raça, em vias de extinção, com um efectivo reprodutor de cerca de 200 animais inscritos no LG, encontrava-se concentrada numa única exploração, na região de Torres Vedras. A ESAS congratula-se por ser o primeiro pólo a receber estes animais e poder desenvolver trabalhos que conduzirão a um melhor e mais aprofundado conhecimento desta nova / velha raça de suínos portuguesa.


Leporídeos

Para o desenvolvimento da atividade cunícola a ESAS dispõe de uma unidade equipada com jaulas flat-deck, multi-usos, com uma ala para reprodutores e outra para animais em engorda. Esta unidade onde os animais são explorados num sistema de banda única de 42 dias possibilita aos estudantes o acompanhamento de todas as atividades inerentes ao seu funcionamento.