• EN
Você está em: Início > Cursos > Cursos

Cursos


docentes da instituição


Oferta formativa
A ESAS está atenta e empenhada na procura de novos públicos, de acordo com os objectivos definidos na Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que alterou a Lei de Bases do Sistema Educativo, criando condições para que todos os cidadãos possam ter acesso à aprendizagem ao longo da vida, modificando as condições de acesso ao ensino superior para os que nele não ingressaram na idade de referência. Tendo esta mesma Lei atribuído aos estabelecimentos de ensino superior a responsabilidade pela selecção dos potenciais candidatos e conferindo-lhe condições para o reconhecimento da experiência profissional. Com a tónica colocada na formação ao longo da vida, a ESAS pretende para abranger novos segmentos de públicos, como este, comummente designado por Maiores de 23.

A ESAS está, igualmente, atenta às solicitações dos bacharéis ou licenciados antes da reorganização dos graus do ensino superior decorrente do Processo de Bolonha que queiram efectuar estudos conducentes a outros graus académicos (licenciatura ou mestrado). De acordo com os esclarecimentos do MCTES, e ainda na recente legislação ¿ Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, Portaria n.º 401/2007 de 5 de Abril ¿ estes devem solicitar a respectiva inscrição às universidades ou institutos politécnicos que pretendam frequentar, nos termos e prazos previstos na lei e nos regulamentos destas instituições, cabendo a cada estabelecimento de ensino superior, em função de cada pedido concreto, avaliar a formação anterior do estudante e decidir quanto ao que lhe é creditado, tendo em vista a obtenção de um novo grau e ainda, em consequência, qual a formação que ele ainda terá de realizar para o obter. Nesse sentido a ESAS, indo ao encontro das necessidades de formação dos seus antigos estudantes e aos novos públicos, visa oferecer as suas novas formações a estes contingentes, e empenhar-se na divulgação, por várias formas, para lhes dar a conhecer estas oportunidades, cumprindo também com os pressupostos decorrentes da Lei de Base do Sistema Educativo.
No domínio destas novas formações, pretende-se igualmente proporcionar, assumindo-se como de especial importância, o desenvolvimento de cursos de formação pós-secundária, não superior, que visam conferir uma qualificação de nível 5. Os diplomados por estes Cursos de Especialização Tecnológica (CET), poderão ter acesso directo, através dos concursos especiais, a uma das licenciaturas da ESAS, e dada a forma articulada com que foram e serão preparados com as actuais ofertas ao nível do 1º ciclo, permitem a creditação de formação nas cursos superiores onde ingressarem.

A diversificação da oferta da ESAS, passa também pela disponibilização aos seus públicos de uma oferta consistente ao nível da formação do 2º ciclo, e de outras formações, em áreas relevantes para as necessidades circunscritas ao desenvolvimento da região de influência da nossa Escola.

Oferta formativa da ESAS caracteriza-se pela:

  • Inovação - Estrutura curricular com grande número de unidades curriculares optativas;
  • Valorização do estudante:
    • competências adquiridas
    • trabalho desenvolvido
  • Empregabilidade
  • Formação de cariz prático

Visa essencialmente conferir competências através de:

  • ensino presencial
  • ensino tutorial
  • valorização do trabalho desenvolvido pelo aluno em horas de ensino não presencial

Objectivos

A