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Você está em: Início > ESAS CTESP MTA Plano Curricular 2020

Objetivos e conteúdos programáticos do CTeSP em Mecanização e Tecnologia Agrária   

1º semestre

2º semestre

TMTA1100 Biologia

TMTA1101 Química

TMTA1102 Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais

TMTA1103 Solos e Clima

TMTA1104 Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho

TMTA1105 Mecânica Agrícola

TMTA1150 Métodos Topográficos, Geodésicos e Cartográficos

TMTA1151 Tecnologia e Gestão da Rega

TMTA1152 Marketing

TMTA1153 Mecanização das Operações Culturais

TMTA1154 Oficina, Conservação e Manutenção de Equipamentos

TMTA1155 Eletromecânica

3º semestre

4º semestre

TMTA1200 Sistemas de Informação Geográfica

TMTA1201 Culturas Arvenses

TMTA1202 Dimensionamento e Gestão do Parque de Máquinas

TMTA1203 Gestão da Empresa Agrária

TMTA1204 Energias Renováveis e Eficiência Energética em Agricultura

TMTA1205 Condução e Utilização de Tratores e Máquinas Agrícolas

TMTA1250 Estágio




Unidade curricular: Biologia
TMTA1100 - Ciências Biológicas - 5 ECTS
Obrigatória    1ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico 22,5   
Teórico Prático/Prático e Laboratorial 37,5
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos no âmbito: da evolução e origem dos organismos pluricelulares; da organização celular eucariota, com especial relevo para os aspetos funcionais; da diversidade e especialização das células e tecidos animais e vegetais; da transmissão das características genéticas em organismos procariontes e eucariontes; da formação dos fenótipos.
Conteúdos programáticos
TEÓRICA. Organização do Mundo Vivo: seres subcelulares e celulares. Organização celular eucariota: correlação estrutural e funcional. Diversidade celular e caracterização dos tecidos e funções: animais e vegetais. Reprodução: mitose e meiose; reprodução assexuada e sexuada; esporogénese e gametogénese. Hereditariedade: mendelismo; caracterização dos ácidos nucleicos; genes, alelos e genótipo Ação génica, ambiente e fenótipo. Sistemas de reprodução e transmissão de caracteres.
PRÁTICA E LABORATORIAL. Organização do Mundo Vivo: introdução à microscopia ótica: observação de procariontes, de eucariontes unicelulares e pluricelulares. Organização celular eucariota: transporte de soluções em leveduras; estudo de plasmólise e turgescência em células vegetais; análise de pigmentos e determinação do conteúdo em clorofila. Diversidade celular e caracterização dos tecidos e suas funções: observação de tecidos animais e vegetais. Observação de mitose e meiose. Hereditariedade: exercícios.

Unidade curricular: Química
TMTA1101 - Ciências Químicas - 5 ECTS
Obrigatória   1ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprofundar e consolidar os conhecimentos básicos de química geral
Conteúdos programáticos
Componente Teórica: 1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reacções Ácido-Base. 9. Reacções de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.
Componente Prática: 1. Concentração de soluções-cálculos e preparação de soluções. 2. Reacções ácido-base: Volumetria, soluções tampão. 3. Equilíbrio químico. 4. Solubilidade de sais.

Unidade curricular: Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais
TMTA1102 - Ciências Biológicas - 5 ECTS
Obrigatória   1ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60   
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente
Conteúdos programáticos
1. Objectivos, princípios e conceitos de ecologia. 2. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos. 3. Organização e diversidade de comunidades e ecossistemas. 4. Dinâmica e demografia das populações: efectivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 5. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 6. Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 7. Poluição e Bioindicadores. 8. Sistemas de Gestão Ambiental: Série Normas ISO 14000 e Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditorias (EMAS), avaliação de impacte ambiental, auditorias ambientais, análise de risco e avaliação de ciclo de vida. Certificação Ambiental. 9. Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal.

Unidade curricular: Solos e Clima
TMTA1103 - Geociências - 5 ECTS
Obrigatória  1ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer os conhecimentos gerais sobre o funcionamento dos solos e do sistema climático. Desenvolver aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os efeitos do solo e dos elementos meteorológicos no desenvolvimento e crescimento da vegetação. Criar competências para analisar e avaliar as condições edafoclimáticas na perspetiva das operações culturais, desenvolvimento das culturas e utilização racional dos recursos.
Conteúdos programáticos
Considerações gerais sobre formação e constituição do solo. O perfil do solo; horizontes e interesse do seu conhecimento. Frações minerais e sua influência nas práticas agrícolas. Textura. Matéria orgânica do solo. Influência da argila e da matéria orgânica na capacidade do solo para reter e fornecer nutrientes e água. Acidez e alcalinidade dos solos e seu envolvimento na disponibilidade de nutrientes e outros elementos. Características físicas dos solos e sua relação com a fertilidade. Os solos do "Bairro", "Campo" e "Charneca"; principais características e visita de estudo.
Importância do estudo do clima na agricultura. Aquecimento global e implicações para a agricultura. Principais climas do mundo. O clima mediterrânico. Atmosfera terrestre: composição e características. Elementos do clima e sua determinação. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico: métodos usados e importância. Geada; métodos de luta. Influência de alguns elementos do clima sobre a vegetação.

Unidade curricular: Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho
TMTA1104 - Produção Agrícola - 5 ECTS
Obrigatória   1ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60   
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e atitudes no domínio da segurança, higiene e saúde no trabalho, enquadrando-as devidamente na legislação em vigor, de forma a aplicá-los no âmbito da sua actividade profissional, visando a redução da sinistralidade laboral.
O estudante, no final da Unidade Curricular, será capaz de:
Identificar os perigos inerentes a determinada actividade laboral/posto de trabalho;
Avaliar os riscos decorrentes da exposição dos trabalhadores aos respectivos perigos;
Propor medidas de prevenção e de protecção adequadas aos riscos avaliados, respeitando os princípios gerais de prevenção;
Assegurar o cumprimento das disposições legais em matéria de SHST;
Compreender as noções básicas de sistemas de gestão de SHST.
Conteúdos programáticos
TP: (33 h)
Enquadramento da higiene, segurança e saúde no trabalho (shst).
Conceitos fundamentais de shst.
Sistema nacional de prevenção de riscos profissionais.
Direito da higiene, segurança e saúde no trabalho.
Organização dos serviços de higiene, segurança e saúde no trabalho.
Conceitos relacionados com a higiene, segurança e saúde do trabalho.
Conceitos relacionados com a ergonomia.
Conceitos relacionados com os riscos psicossociais.
Avaliação de riscos profissionais: Medidas de controlo de riscos (preventivas e de protecção).
Sinalização de segurança.
Prevenção contra incêndios e organização da emergência.
Noções de gestão de sistemas de shst: referencial OIT e NP 4397: 2008 Ed.2 (OSHAS 18 001).
TC: (12 h)
Identificação de perigos/riscos;
Sinalização de segurança.
Prevenção contra incêndios e organização da emergência.
S: (8 h) e OT (7 h)
Higiene, segurança e saúde no trabalho.
Tutoria para a elaboração de um trabalho prático/pesquisa sobre um tema, enquadrado na área da shst.

Unidade curricular: Mecânica Agrícola
TMTA1105 - Produção Agrícola - 5 ECTS
Obrigatória 1ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60    
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os alunos de capacidades científicas, técnicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos na disciplina. Considera-se fundamental o conhecimento e a identificação dos elementos constituintes dos tratores, bem como das suas normas de utilização, e o conhecimento dos critérios a usar na seleção das melhores opções a adotar no planeamento da mecanização de uma exploração agrícola.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico-prático (45H)
Aplicação de forças e condições de equilíbrio em tratores e máquinas agrícolas;
Conceitos de trabalho, potência e rendimento aplicados a tratores e máquinas agrícolas;
Máquinas simples e órgãos de máquinas;
Estudo dos motores de explosão e diesel; constituição, funcionamento e sistemas mais importantes;
Motores e geradores eléctricos; Tratores agrícolas e florestais: tipos, constituição e funcionamento; cuidados de manutenção e utilização
Trabalho de campo (11H)
Utilização, na oficina e no campo, dos tratores agrícolas conforme programa da unidade curricular
Orientação Tutorial (4H).

Unidade curricular: Métodos Topográficos, Geodésicos e Cartográficos
TMTA1150 - Engenharia do Ordenamento e Ambiente - 5 ECTS
Obrigatória    2ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Integração dos conceitos fundamentais de Geodesia, de Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas. Aprendizagem dos principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos. Iniciação às Técnicas Cadastrais.
Conteúdos programáticos
1. Noções Preliminares. Resolução de triângulos.
2. Noções Elementares da Teoria dos Erros.
3. Cartografia: Forma da Terra. Coordenadas. Azimutes de direções. Sistemas de projeção e sistemas de representação plana. Triangulação geodésica. Representação do terreno. Escalas. Utilização e elaboração de cartas. Métodos de medição de áreas e distâncias na carta.
4. Operações Elementares dos Levantamentos Topográficos. Instrumentos Utilizados. Medições de distâncias. Métodos de medição de ângulos. Métodos gerais de nivelamento. Sistemas de Posicionamento Global.
5. Noções Elementares de Fotogrametria e Deteção Remota
6. Breve Referência à Técnica Cadastral.
7. Aplicações: Implantações de pontos, de alinhamentos, de curvas. Nivelação de terrenos.

Unidade curricular: Tecnologia e Gestão da Rega
TMTA1151 - Engenharia do Ordenamento e Ambiente - 5 ECTS
Obrigatória    2ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60   
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os alunos de capacidades técnicas e científicas que lhes permitam fazer uma correcta e eficiente gestão da água de acordo com as características do solo, da cultura e tecnologias da rega em presença. Promover o conhecimento e manutenção dos sistemas de rega e drenagem. Monitorizar a água no solo e promover o uso eficiente da água. Integra-se uma abordagem técnica com os aspectos sociológicos, económicos e ambientais.
Conteúdos programáticos
Recursos hídricos, necessidades e uso sustentável da água.
Água no solo, monitorização, instalação e manutenção de equipamentos.
Necessidades hídricas das culturas; evapotranspiração; parâmetros de rega. Balanço hídrico do solo.
Qualidade da água de rega.
Noções essenciais de hidráulica
Métodos e Sistemas de Rega. Aspersão e rega localizada (constituição, operação e manutenção).
Noções de avaliação dos sistemas de rega
Automatização da rega.
Drenagem (objectivos, constituição, manutenção)

Unidade curricular: Marketing
TMTA1152 - Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento - 5 ECTS
Obrigatória    2ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se proporcionar conhecimentos de marketing relacionados com a análise, formulação estratégica e avaliação do processo na organização e também sensibilizar os alunos para a crescente importância desta ferramenta nas organizações agrárias atendendo às tendências da envolvente. Serão analisados mercados, abordadas políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional. Pretende-se capacitar os estudantes das ferramentas necessárias para preparar planos de marketing no agronegócio e igualmente potenciar a sua atitude empreendedora.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao estudo do marketing. O conceito de marketing e a sua evolução.
2. A análise do mercado.
3. Percepções e comportamento do consumidor.
4. Introdução aos estudos de mercado.
5. O processo de segmentação e diferenciação. Selecção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing.
6. As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição.
7. O marketing interno.
8. O marketing serviços.
9. O marketing de eventos.
10. Novas tendências em marketing.

Unidade curricular: Mecanização das Operações Culturais
TMTA1153 - Produção Agrícola - 5 ECTS
Obrigatória   2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas da agricultura e da mecanização que possibilitem aos estudantes o domínio das operações gerais de cultura, bem como das máquinas agrícolas mais apropriadas para a sua realização.
Conteúdos programáticos
1. Introdução
2. Estudo dos tractores agrícolas
3. Preparação e trabalho do terreno
4. Fertilização dos terrenos
5. Sementeiras e plantações
6. Amanhos e granjeios
7. Colheita, preparação e conservação de produtos
8. Economia de utilização de máquinas agrícolas
9. Rotações, afolhamentos e consociações
10. Introdução aos sistemas de produção
11. Agricultura de precisão
12. Fundamentos de agricultura biológica.

Unidade curricular: Oficina, Conservação e Manutenção de Equipamentos
TMTA1154 - Produção Agrícola - 5 ECTS
Obrigatória   2ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60   
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os estudantes de competências, aptidões e atitudes nos domínios da serralharia, maquinação, soldadura e pintura, de forma a habilitá-los à execução destas tarefas numa exploração agrária.
Conteúdos programáticos
- Ensino Teórico, em sala (15 horas)
1. Materiais:
Noções básicas e aplicabilidade dos materiais
2. Tratamentos térmicos e químicos:
Finalidades, fundamentos, processos e métodos operatórios
3. Noções sobre serralharia
4. Elementos de ligação:
Elementos de ligação de peças, permanentes e desmontáveis, suas características e aplicações
5. Processos de maquinação:
Processos, máquinas, ferramentas, acessórios e elementos característicos das operações.
6. Soldadura: TIG, MIG/MAG, Eletrodo revestido, Soldobrasagem e Oxicorte:
Fundamentos, características, composição, aplicações e métodos operatórios dos processos.
Fatores de higiene e segurança, a ter em conta na soldadura.
7. Revestimento e conservação dos materiais.
- Trabalho prático, em oficina (45 horas)
1. Execução de trabalho prático, em oficina, para aplicação das matérias mencionadas no programa da Unidade Curricular.

Unidade curricular: Eletromecânica
TMTA1155 - Produção Agrícola - 5 ECTS
Obrigatória   2ºS 1º ano
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino
Total 60
Teórico Prático    Prático e Laboratorial 60
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam interligar domínios distintos das ciências da engenharia, tais como a teoria dos sistemas, as máquinas elétricas e a eletrónica de potência, os sensores e atuadores, os sistemas robóticos e outros sistemas mecânicos.
Conteúdos programáticos
1. Tecnologia elétrica; máquinas elétricas;
2. Mecânica geral; tecnologia pneumática e hidráulica;
3. Mecanismos de transmissão de movimento;
4. Posicionamento e ligação de sistemas de controlo;
5. Ajustamentos e montagens; afinação e vedações;
6. Circuitos hidráulicos e pneumáticos;
7. Eletrónica: equipamentos de potência e comando;
8. Variadores de velocidade e a sua parametrização;
9. Autómatos programáveis;
10. Estudo e simulação de casos práticos.


Unidade curricular: Sistemas de Informação Geográfica

TMTA1200 - Tecnologias da Informação- 5 ECTS

Obrigatória   1ºS 2º ano

Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino 

Total 60

Teórico Prático    Prático e Laboratorial  60

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos no âmbito dos sistemas de informação geográfica de modo que os estudantes possam identificar as principais questões relacionadas com a construção, manipulação e utilização destes sistemas.

Pretende-se ainda sensibilizar os estudantes para a importância desta temática nas mais diversas áreas de aplicação.

Conteúdos programáticos

1. Considerações gerais.

2. Estruturas de dados geográficos: modelo vetorial; modelo matricial.

3. Visualização e manipulação de dados: ferramentas de visualização; simbologia; rótulos.

4. Aquisição e edição de dados: tipos de aquisição; ferramentas de edição.

5. Georreferenciação: sistemas de coordenadas; projeções cartográficas.

6. Estruturas de dados alfanuméricos: modelos; visualização e manipulação de atributos; operações de associação; conexão a bases de dados.

7. Operações de seleção e inquirição: interativa; por atributos; por localização.

8. Ferramentas de análise e de generalização: Buffer; Intersect; Clip; Union; Dissolve.

9. Produção de mapas.


Unidade curricular: Culturas Arvenses

TMTA1201 - Produção Agrícola - 5 ECTS

Obrigatória   1ºS 2º ano

Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino 

Total 60

Teórico Prático    Prático e Laboratorial  60

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

Aquisição de conhecimentos no âmbito das culturas arvenses de regadio. Os estudantes deverão ter a capacidade de aplicar e utilizar os recursos adquiridos para desenvolverem tarefas e solucionar problemas no âmbito das empresas agrícolas dedicadas às culturas arvenses de regadio. Pretende-se ainda desenvolver competências ao nível da pesquisa, selecção e organização da informação; na utilização adequada da linguagem técnico-científica. A aprendizagem terá por base as regras da produção integrada e o aumento da eficiência dos sistemas de produção arvense de regadio

Conteúdos programáticos

1. Introdução: definições e conceitos básicos; classificação das culturas arvenses. 2. Aspectos económicos e de mercado: o mercado mundial; da união europeia; sua evolução e importância económica em Portugal. 3. Caracterização dos sistemas agrícolas nacionais em que se incluem as culturas arvenses de regadio. 4. Caracterização técnico-cultural das culturas do: girassol; colza; faveira; ervilheira; milho; sorgo e arroz. 5. Análise económica de culturas em empresas agrícolas na região. 6. Estudo de casos..


Unidade curricular: Dimensionamento e Gestão do Parque de Máquinas

TMTA1202 - Produção Agrícola - 5 ECTS

Obrigatória   1ºS 2º ano

Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino 

Total 60 

Teórico Prático    Prático e Laboratorial  60

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

Aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes no domínio da mecanização agrária de forma a permitir efectuar uma escolha e dimensionamento correcto de um parque de máquinas, dos pontos de vista técnico e económico, através do estabelecimento de uma metodologia de planeamento, necessária para a elaboração de um projecto de mecanização

Conteúdos programáticos

1. Necessidades de trabalho. 2. Disponibilidade e capacidade de trabalho. 3. Operações diferíveis e não diferíveis. 4. Dias disponíveis e capacidade de trabalho. 5. Tempo necessário e tempo disponível. 6. Limiar de rendibilidade. 7. Potência necessária e eficiência de utilização. 8. Selecção de equipamento. 9. Regulações, afinações e calibrações. 10. Padrões de trabalho. 11. Avaliação da qualidade da operação e do trabalho efectuado. 12. Avaliação dos custos de operação.


Unidade curricular: Gestão da Empresa Agrária

TMTA1203 - Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento - 5 ECTS

Obrigatória   1ºS 2º ano

Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino 

Total 60 

Teórico Prático    Prático e Laboratorial  60

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

Pretende-se que os alunos:

- Compreendam o papel da ciência económica (microeconomia) no comportamento dos agentes económicos e nas decisões de produção, de consumo e suas implicações no funcionamento das empresas agrárias.

- Fiquem capacitados com saberes e competências referentes a métodos e técnicas de gestão agrária, de forma a desenvolverem acções de planeamento e reforço da capacidade de gestão de empresas agrárias

Conteúdos programáticos

1.- Introdução à Economia. Os agentes económicos. Teoria da procura, da oferta e teoria elementar da formação de preços.

2.- Teoria da produção e dos custos. Proveitos, receitas e recebimentos. Custos, despesas e pagamentos.

3.- A estrutura da empresa agrária. Recursos. Tipologia e especificidades das empresas agrárias. Planeamento e gestão do trabalho.

4.- Noções de Cálculo Financeiro: conceitos. Regime de capitalização. Rendas e reembolsos de empréstimos.

5.- O capital da empresa agrária. Capital da empresa: definição e classificação. Custos associados à utilização do capital. Classificação dos custos por natureza, analítica, específicos e gerais, reais e atribuídos.

6.- Apuramento de resultados: os resultados económicos, financeiros e de tesouraria. Margem bruta e margem de contribuição.

7.- Orçamentos: orçamentos reais e previsionais. Centros de custos e centros de resultados. Orçamentos plurianuais de atividade.

8.- Estrutura contabilística, balanço e demonstrações financeiras.


Unidade curricular: Energias Renováveis e Eficiência Energética em Agricultura

TMTA1204 - Produção Agrícola - 5 ECTS

Obrigatória   1ºS 2º ano

Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino 

Total 60 

Teórico Prático    Prático e Laboratorial  60

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e atitudes no domínio das energias renováveis, nomeadamente, na área dos sistemas de produção primária de energia, dando-se especial relevo à caracterização do mercado, ao seu impacto no ambiente, aos sistemas que promovem a eficiência e aos balanços energéticos das actividades agrícolas.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos gerais e sistemas de transferência de energia. 2. Economia e mercados da energia 3. Legislação aplicada ao sector. 4. Caracterização dos sistemas de energia renováveis (solar, hídrica, eólica e bioenergia) 6. Biocombustíveis: sua classificação (bioetanol, biodiesel, biometanol, biogás, outros combustíveis líquidos, gasosos e sólidos densificados); principais processos industriais e culturas agrícolas utilizadas na sua produção; parâmetros adequados dos biocombustíveis líquidos para o uso nos motores; modificações e cuidados no uso e na manutenção dos motores; 7. Culturas energéticas para produção de energia; 8. Produção de energia a partir de resíduos e subprodutos agrícolas; 8. Avaliação dos impactes dos sistemas de transferência energética no ambiente agrícola. 9. A eficiência energética nos ecossistemas agrários. 10. Avaliação do balanço energético de actividades nos ecossistemas agrícolas. Estudo de casos


Unidade curricular: Condução e Utilização de Tratores e Máquinas Agrícolas

TMTA1205 - Produção Agrícola - 5 ECTS

Obrigatória   1ºS 2º ano

Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino 

Total 60 

Teórico Prático    Prático e Laboratorial  60

Pretende-se que os estudantes adquiram competências adequadas à prestação de provas teóricas e práticas que permitam a obtenção de licença de condução de tractor com reboque agrícola, categoria III

Conteúdos programáticos

Código da estrada (20 h).

Condução e utilização de tractores e máquinas agrícolas nas diversas operações culturais (40 h).