PGEA2100 /
MEA2100 Ciências do Ambiente 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 1ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Aquisição, aplicação e integração de conhecimentos, desenvolvimento de
capacidades, competências e experimentação ao nível da biodiversidade,
conservação e utilização sustentável dos recursos naturais, na
perspetiva do desenvolvimento sustentável.
Integração dos conhecimentos de forma a promover uma agricultura
sustentável que utiliza os recursos naturais como fatores de produção
de forma racional, numa perspetiva de conservação, preservação e
valorização dos patrimónios genéticos, da biodiversidade, do solo, da
água e das paisagens agrícolas.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Knowledge acquisition, integration and application and skills
development considering biodiversity conservation and rational use of
natural resources in a sustainable development perspective. Knowledge
and skills integration in order to promote a sustainable agriculture
which rationally uses the natural resources as production factors in
order to promote the conservation, preservation and valorization of the
genetic pool, the biodiversity, the soil and water pool and the
agricultural landscapes.
Conteúdos programáticos
Biodiversidade: Instrumentos jurídicos de conservação e gestão dos
recursos naturais (Plano Sectorial da Rede Natura 2000; Rede Nacional
de Áreas Protegidas; Estatutos de Proteção das Espécies). Biogeografia
e Fitogeografia. Ecologia e evolução da paisagem agrária. Agroecologia
e serviços dos ecossistemas.
Biodiversidade funcional e modelos de agricultura. Instalação e gestão
de infraestruturas ecológicas. Práticas agrícolas compatíveis com a
conservação da natureza e de fomento da biodiversidade.
Água e recursos hídricos: Origens e usos da água. Disponibilidades
versus necessidades. Binómio qualidade-quantidade. Planeamento e gestão
integrados de recursos hídricos. Novos paradigmas e soluções para a
gestão de recursos hídricos.
Solo: Classificações. Erosão e conservação dos solos. Erosão hídrica e
erosão eólica. Equação Universal da Perda de Solo. Defesa contra a
erosão. Desertificação, evolução e combate.
Implicações das Alterações Climáticas nos Agro-ecossistemas.
Syllabus
Biodiversity: Legal instruments for the conservation and management of
natural resources (Natura 2000 Sector Plan; National Network of
Protected Areas; Species Protection Statutes). Biogeography and
Phytogeography. Ecology and evolution of the agricultural landscape.
Agroecology and ecosystem services.
Functional biodiversity and agriculture models. Installation and
management of green infrastructures. Agricultural practices compatible
with nature conservation and the promotion of biodiversity.
Water resources: Water sources. Main water uses. Water availability
assessment; needs versus availability. Quality-quantity binomial.
Planning and Integrated Management of Water Resources. New paradigms
and solutions for water resources.
Soil: Soil classifications. Erosion and soil conservation. Water
erosion and wind erosion. Universal Soil Loss equation. Protection
methods against erosion. Desertification development and combat.
Implications of Climate Change on the Agro-ecosystems.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Delineamento experimentalPGEA2101/MEA2101
Estatística 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 1ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Objectivos: adquirir conhecimentos que permitam delinear experiências
ou processos de recolha de dados, analisar os resultados e interpretar
outputs de análise estatística de dados e saber ler resultados em
artigos ou publicações científicas.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Knowledge of the principles of the design of experiments and data
collection, competences to identify methods and skills to analyse
results, interpretation of statistical software outputs and statistical
results in scientific publications
Conteúdos programáticos
Príncipios do delineamento experimental. Planeamento da recolha de
dados ou do delineamento experimental. Estatística descritiva. Testes
de hipóteses. Testes de ajustamento. Tabelas de contingência. Relações
entre variáveis. Regressão linear e não linear. Modelos lineares.
Análise de variância. Alternativas não paramétricas aos testes de
hipóteses e à análise de variância
Syllabus
Principles of experimental design and data analysis. Project design.
Descriptive Statistics. Tests of Hypothesis. Goodness of fit tests.
Contingency tables. Relationships between variables. Ordinary least
squares regression. Non-linear regression. Linear models. Analysis of
variance. Non-parametric tests as alternatives to hypothesis testing
and ANOVA.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Empreendedorismo e Gestão de ProjetosPGEA2102/MEA2102
Ciências empresariais 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 1ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se fomentar o empreendedorismo e a inovação como vias de
desenvolvimento económico e social. No final, os estudantes deverão
demonstrar uma visão estratégica, sistémica e integrada de toda a
organização agronómica e agroindustrial de forma a favorecer a criação
de valor e a produtividade. Para além do reforço do espírito
empreendedor dos estudantes, é objectivo da uc que saibam elaborar
planos de negócio, simulando a criação de novas empresas ou o
desenvolvimento de negócios já existentes.
A sensibilização dos estudantes para o reconhecimento da importância
crescente da gestão de projectos, permitirá ao estudante desenvolver a
capacidade de observação e análise, aplicando os conhecimentos, métodos
e técnicas de análise, planeamento, gestão, avaliação, implementação e
controlo de projectos.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
The aim is to foster entrepreneurship and innovation as a way of
economic and social development. In the end, the student should
demonstrate a strategic, systemic and integrated view of the entire
agronomic and agro-industrial organization in order to promote value
creation and productivity. In addition to strengthening the student's
entrepreneurial spirit, it is the goal of the c.u. that the student
knows how to elaborate business plans, simulating the creation of new
companies or the development of existing business.
Raising student awareness of the growing importance of project
management will enable students to develop observation and analysis
skills by applying the knowledge, methods and techniques of project
analysis, planning, management, evaluation, implementation and control.
Conteúdos programáticos
Empreendedorismo: conceitos e fundamentos. Inovação: conceitos,
vertentes e tipologias. A situação em Portugal.
Geração de ideias e avaliação de ideias. Detecção e selecção de
oportunidades. Formalidades para a criação de empresas. O papel do
marketing no empreendedorismo. A proposta de valor. O plano de
marketing. O plano de negócios. Fontes de financiamento.
Gestão de projectos: Definição e tipo de projectos. Aplicações
informáticas para a Gestão de Projectos - Ferramentas para gestão dos
prazos e dos custos; Técnicas para planeamento e controlo de projectos.
Nivelamento de recursos, aceleração de projectos e fast tracking).
Syllabus
Entrepreneurship: Concepts and fundamentals. Innovation: Concepts,
strands and typologies. The situation in Portugal.
Generation of ideas and evaluation of ideas. Detection and selection of
opportunities. Formalities for the creation of companies. The role of
marketing in entrepreneurship. The value proposition. The marketing
plan. The business plan.Financing sources.
Project management: Definition and type of projects. Computer
Applications for project management. Tools for managing deadlines and
costs. Techniques for project planning and control. Resource leveling,
project acceleration and fast tracking. Cost control. Agile Project
Management Methodologies.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Modelos de Apoio à Decisão em AgriculturaPGEA2103/MEA2103
Produção Agrícola e Animal 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 1ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relativas
a modelos de apoio à decisão, enquanto ferramentas que permitem a
obtenção de informações que ajudam, facilitam e sistematizam o processo
de tomada de decisão em agricultura.
Dar a conhecer aos estudantes a grande variedade de modelos utilizados
no apoio à tomada de decisão e a sua integração com as novas
tecnologias em agricultura.
Utilização de modelos e integração dos conhecimentos, tendo em vista
uma abordagem sistémica, de forma a tornar os processos de decisão
sobre a gestão de recursos naturais mais estruturados através da
integração simultânea dos aspetos relevantes de cada problema.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Acquisition of knowledge and development of competencies related to
decision support models, as tools to obtain information that helps,
facilitates and systematizes the decision-making process in agriculture.
Make students aware of the wide range of models used to support
decision-making and its integration with new technologies in
agriculture.
Use of models and integration of knowledge, with a view to a systemic
approach, in order to make decision processes on the management of
natural resources more structured through the simultaneous integration
of the relevant aspects of each problem.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos introdutórios: definição de modelo, modelos de simulação,
tipo de modelos, taxas de crescimento.
2. Parâmetros agrometeorológicos. Aquisição, intrerpretação e
processamento de dados agrometeorológicos. Utilização em modelos.
3. Modelos de desenvolvimento em função da temperatura. Integral
térmico. Aplicação a cultura herbácea e arbórea. Estudos de caso.
4. Modelos para a estimativa de risco em doenças e pragas. Estudos de
caso.
5. Modelos de simulação cultural. Estudos de caso
6. Utilização de modelos ao nivel do agrosistema. Aplcação à empresa
agrícola e sistema de produção
Syllabus
1. Introductory concepts: model definition, simulation models, type of
models, growth rates.
2. Agrometeorological parameters. Acquisition, interpreting and
processing agrometeorological data. Utilization in models.
3. Development models as a function of temperature. Thermal time and
heat sums. Application to herbaceous and arbustive crops. Case studies.
4. Models for estimating risk in diseases and pests. Case studies.
5. Cultural simulation models. Case studies
6. Use of models at the agrosystem level. Application to the
agricultural enterprise and production system.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Olivicultura e Tecnologia do AzeitePGEA2104/MEA2104
Produção Agrícola e Animal 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 1ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
O objetivo fundamental da unidade curricular é transmitir aos alunos
conhecimentos sobre as particularidades morfológicas da oliveira, dos
seus processos fisiológicos específicos, dos diferentes sistemas de
produção, das respectivas tecnologias culturais e das suas inovações,
que fundamentem uma produção olivícola sustentável, de qualidade e
competitiva. Pretende ainda abordar as Tecnologias de extracção de
azeite e da qualidade e certificação do azeite, bem como a Gestão
Ambiental ao longo da cadeia de produção de azeite.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
The fundamental objective of the curricular unit is to convey to the
students knowledge about the morphological particularities of the olive
tree, its specific physiological processes, the different production
systems, the respective cultural technologies and its innovations,
which are based on sustainable, quality and competitive olive
cultivation. It also intends to address oil extraction technologies and
the quality and certification of olive oil, as well as environmental
management along the olive oil production chain.
Conteúdos programáticos
Importância Económica do Sector Olivícola e Oleícola. Constrangimentos
e potencialidades do sector. Particularidades morfológicas e
fisiológicas da oliveira. O Ciclo Vegetativo e Reprodutivo anual.
Material vegetal e melhoramento genético. Propagação da oliveira.
Implantação de olivais: Sistema intensivo e superintensivo. Técnicas
culturais, sistemas de condução e poda. Colheita da azeitona.
Estratégias de rega. Fertilização. Protecção fitossanitária da
oliveira. Formação do azeite na azeitona. Maturação da azeitona.
Composição química do azeite. Reações de degradação do azeite.
Classificação comercial do azeite. Controlo da qualidade na receção.
Limpeza, lavagem, trituração e, termobatedura. Tecnologias de extração
de azeite. O armazenamento do azeite. A elaboração de lotes. O
engarrafamento. Fatores que afetam a qualidade da azeitona e do azeite.
Análise sensorial de azeites virgens. Análises de qualidade e de
genuinidade. Legislação. Rotulagem. Subprodutos e efluentes.
Syllabus
Economic importance of the olive-cultivation Sector. Constraints and
potential of the sector. Morphological and physiological
particularities of the olive tree. The annual vegetative and
reproductive cycle. Plant material and breeding. Propagation of the
Olive tree. Implementation of olive orchards: intensive and
superintensive system. Cultural techniques, Trailling systems and
pruning. Olive harvest. Irrigation strategies. Fertilization.
Phytosanitary protection of the olive tree. Olive oil formation.
Maturation of the olive. Chemical composition of olive oil. Oil
degradation reactions. Commercial classification of olive oil. Quality
control at reception. Oil extraction technologies. The storage of olive
oil. The blends. The bottle. Factors affecting the quality of olive and
olive oil. Sensory analysis of virgin olive oils. Quality and genuinity
analyses. Legislation. Labelling. By-products and effluents.
Environmental management along the olive oil production
chain.
Unidade curricular / Curricular Unit :
SIG Aplicados à AgriculturaPGEA2105/MEA2105Engenharia
e Técnicas Afins 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 1ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver competências e aquisição de conhecimentos no âmbito dos
sistemas de informação geográfica, criando diversos cenários adaptados
à realidade agrícola. Importar, criar, editar, analisar e apresentar
dados geográficos utilizando funções de geoprocessamento.
Organizar a informação e obter dados provenientes de diferentes fontes.
Construir mapas adequados e apelativos que promovam melhores tomadas de
decisão: casos práticos de aplicação.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Develop skills and knowledge acquisition in the scope of geographic
information systems creating several scenarios adapted to the
agricultural reality.
Import, create, edit, analyze and display geographic data using
geoprocessing functions.
Organize information and get data from different sources.
Construct appropriate and appealing maps that promote better decision
making: practical application cases.
Conteúdos programáticos
1. Organizar o ambiente de trabalho em SIG.
2. Visualizar e apresentar dados vetoriais: simbologias de objetos;
rótulos.
3. Obter dados em SIG: plataformas nacionais e internacionais.
4. Identificar, atribuir e alterar sistemas de coordenadas geográficas
e projetadas.
5. Distinguir dados vetoriais de dados matriciais.
6. Georreferenciar dados vetoriais e matriciais.
7. Criar, editar e selecionar dados vetoriais.
8. Construir e explorar bases de dados geográficas.
9. Análise de dados espaciais
10. Interpolar dados e criar superfícies.
11. Reclassificar e cruzar dados matriciais.
12. Construir e visualizar mapas.
13. Representar tridimensionalmente dados geográficos.
Syllabus
1. Organize desktop in GIS.
2. View and present vector data: object symbologies; labels.
3. Get data in GIS: national and international platforms.
4. Identify, assign and change geographic and projected coordinate
systems.
5. Distinguish vector data from raster data.
6. Georeferencing vector and raster data.
7. Create, edit and select vector data.
8. Build and explore geographic databases.
9. Spatial data analysis.
10. Interpolate data and create surfaces.
11. Reclassify and overlay raster data.
12. Build and view maps.
13. Represent three-dimensional geographic data.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Agricultura de Precisão PGEA2150/MEA2150
Ciências Matemáticas 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Dotar os estudantes com ferramentas e tecnologias que permitem fazer
uma melhor gestão agrícola baseada na variabilidade espacial e temporal
da produtividade e dos fatores de produção.
Complementar os conhecimentos adquiridos na UC de SIG Aplicado à
Agricultura utilizando um conjunto de tecnologias geográficas na
otimização da utilização dos inputs, aumentando a rentabilização de
modo a conseguir uma diminuição dos impactos ambientais.
Analisar e interpretar mapas de forma a fazer uma gestão integrada da
informação agrícola em formato digital: casos práticos de aplicação.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Provide students with knowledge, skills and technological competencies
that allow better agricultural management based on the spatial and
temporal variability of productivity and factors of production.
Complement the knowledge acquired in the UC GIS Applied to Agriculture
using a set of geographic technologies in the optimization of the use
of inputs, increasing the profitability in order to achieve a reduction
of environmental impacts.
Analyse and interpret maps in order to make an integrated management of
agricultural information in digital format: practical cases of
application.
Conteúdos programáticos
1. A agricultura tradicional versus a agricultura de precisão.
2. O SIG e a agricultura de precisão.
3. Sistemas de recolha de dados.
4. Sistemas de posicionamento global.
5. Compreender e utilizar as funcionalidades do Google Earth.
6. Interpolação de dados.
7. Análise Espacial em Modelos Digitais de Terreno.
8. Avaliação da variabilidade espacial e temporal da cobertura vegetal:
índices de vegetação; mapas de produtividade e de fatores de produção.
9. Sistemas de orientação.
10. Aplicação variável de fatores de produção (VRT)
11. Casos de estudo: análise de dados e produção de informação como
suporte à decisão.
Syllabus
1. Traditional versus precision agriculture.
2. GIS and precision agriculture.
3. Data collection systems.
4. Global Positioning Systems.
5. Understand and use Google Earth features.
6. Data interpolation.
7. Spatial Analysis in Digital Terrain Models.
8. Assessment of spatial and temporal variability of vegetation cover:
vegetation indices; productivity and production factor maps.
9. Guidance systems.
10. Variable application of factors of production (VRT)
11. Case studies: data analysis and information production as decision
support
Unidade curricular / Curricular Unit :
Culturas Horto-Industriais PGEA2151/MEA2151
Produção Agrícola e Animal 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos no âmbito das culturas horto-industriais
desenvolvendo competências ao nível da pesquisa, selecção e organização
da informação, utilização adequada da linguagem técnico-científica e
tomada de decisões. Os estudantes desenvolverão ainda a aptidão de
identificarem as principais questões técnico-económicas, relacionadas
com a alteração e/ou implementação de novas tecnologias e proporem
soluções no âmbito de uma maior sustentabilidade ambiental, económica e
segurança alimentar do consumidor.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Acquisition of knowledge in the field of vegetable processing crops,
developing skills in research, selection and organization of
information, use of technical-scientific language and decision making.
Students will also develop the ability to identify key technical and
economic issues related to the modification and / or implementation of
new technologies and to propose solutions for greater environmental and
economic sustainability of production systems and consumer food safety
Conteúdos programáticos
Estudo individualizado das culturas horto-industriais: Batata, Tomate,
Pimento, Beringela, Fava, Ervilha, Brócolo, Cebola, Aboborinha.
Enquadramento nos sistemas de produção; Aspectos económicos e de
mercado. Aspectos técnicos e culturais no âmbito da produção integrada.
Protecção das culturas horto industriais, tendo em conta as exigências
do mercado e protecção do ambiente. Legislação comunitária e nacional
no âmbito da protecção das culturas e ambiente. Inimigos de quarentena
e risco de introdução de novos inimigos; Protecção de plantas e
protecção integrada; estimativa do risco e modelos de previsão.
Avaliação e enquadramento de novas tecnologias de produção, com
especial destaque para as relacionadas com a agricultura de precisão.
Processos de tecnologia alimentar relacionados com as culturas
horto-industriais: operações preparatórias dos hortofrutícolas,
pós-colheita; concentrado de tomate; produtos 4ª gama; congelação.
Syllabus
Individualized study of horticultural industries: Potato, Tomato,
Pepper, Eggplant, Fava, Pea, Broccoli, Onion, Courgette, among others.
Framework in production systems at world, European and national level;
Economic and market aspects, their evolution and economic importance in
Portugal. Cultural and technical aspects of integrated production.
Protection of vegetable-processing crops, taking into account market
requirements and environmental protection. Community and national
legislation on crop protection and the environment. Quarantine enemies
and risk of introducing new enemies. Plant protection and integrated
protection; risk estimation and forecasting models. Evaluation and
framing of new production technologies, with special emphasis on those
related to precision agriculture. Main processes of food technology
related to vegetable-processing crops: preparatory operations for
horticultural crops, postharvest; tomato processing; 4th range
products; freezing.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Fruticultura e Pós-Colheita PGEA2152/MEA2152
Produção Agrícola e Animal 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
O conhecimento sobre as exigências edafoclimáticas, particularidades
morfológicas e fisiológicas, das diferentes espécies frutícolas
cultivadas nas regiões de clima temperado, assim como das tecnologias
culturais e de pós-colheita e suas inovações, irão permitir planear e
desenvolver a cultura destas espécies e efectuar a conservação e
acondicionamento dos seus frutos, de uma forma sustentável, promovendo
a qualidade e que seja economicamente competitiva.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Knowledge about the edaphoclimatic requirements, morphological and
physiological particularities, of the different fruit species
cultivated in temperate regions, as well as cultural and postharvest
technologies and their innovations, will To plan and develop the
culture of these species and to carry out the preservation and
packaging of their fruits in a sustainable way, promoting quality and
economically competitive.
Conteúdos programáticos
Estudo das diferentes espécies frutícolas: Pomóideas; Prunóideas;
Frutos secos; Pequenos frutos;citrinos, kiwi e figueira, nos seguintes
aspectos: Zonas de produção e as exigências edafo-climáticas.
Importância económica da cultura. Particularidades morfológicas e
fisiológicas. Propagação. Principais porta-enxertos e cultivares.
Sistemas culturais e sistemas de condução e poda.Tecnologias culturais
específicas. Rega e Fertilização. Protecção das culturas. Colheita.
Bases da fisiologia de pós-colheita. Psicrometria e perda de água.
Tecnologias para reduzir as perdas de água. O efeito da temperatura nos
produtos frutícolas. Refrigeração. Instalações de refrigeração
mecânica: equipamentos e fluidos frigorigénios. Cálculo da capacidade
frigorífica e dimensionamento de câmaras de conservação. As atmosferas
de armazenamento. Efeito do etileno em pós-colheita nas câmaras.
Alteração da qualidade dos produtos frutícolas devido a desordens
fisiológicas e patológicas
Syllabus
Study of different fruit species: Pomóideas; Stone Fruits Nuts; Small
fruits; Citrus, kiwi and fig tree, in the following aspects: production
zones and the soil-climatic requirements. Economic importance of
culture. Morphological and physiological particularities. Propagation.
Main rootstocks and cultivars. Cultural systems and traillings systems
and pruning. Specific cultural technologies. Irrigation and
fertilization. Crop protection. Harvest. Bases of post-harvest
physiology. Psyrometry and water loss. Technologies to reduce water
losses. Temparature effect in post-harvest fruits. Cooling systems.
Mechanical refrigeration facilities: equipment and refrigerant fluids.
Calculation of the cooling capacity and sizing of conservation
chambers. The storage atmospheres. Effect of ethylene in post-harvest
in chambers. Quality changes in in post-harvest fruits, due to
physiological and pathological disorders.
Unidade curricular / Curricular Unit :
Recursos Genéticos e Biotecnologia Agrária PGEA2153/MEA2153
Produção Agrícola e Animal 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular pretende: (i) rever e aprofundar a tecnologia
do melhoramento de plantas, desde a conservação e valorização dos
recursos fitogenéticos às novas técnicas de melhoramento vegetal, (ii)
abordar outras aplicações à agricultura das técnicas de biologia
molecular (iii) analisar as bases genéticas e agronómicas da produção
de sementes e propágulos e (iv) estudar o enquadramento legal do
melhoramento de plantas e atividades conexas.
Sendo uma unidade curricular eminentemente tecnológica, a aprendizagem
integra o desenvolvimento de aptidões e a aquisição de competências
para a realização das tarefas mais recorrentes no melhoramento de
plantas e na propagação de plantas e para a utilização esclarecida dos
produtos e serviços da biotecnologia.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
This course unit intends to: (i) review and deepen the technology of
plant breeding, from conservation and valorisation of plant genetic
resources to new plant breeding techniques, (ii) address other
applications to agriculture of the techniques of Molecular Biology
(iii) to analyse the genetic and agronomic bases of seed and propagules
production and (iv) to study the legal framework of plant improvement
and related activities.
Being an eminently technological course unit, learning integrates the
development of skills and the acquisition of competences to perform the
most recurrent tasks in plant breeding and plant propagation and for
the use of Biotechnology products and services
Conteúdos programáticos
Recursos genéticos vegetais: importância; conservação in situ e ex
situ; gestão e valorização de coleções de germoplasma; o Tratado
Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a
Agricultura.
Biotecnologia vegetal: genótipo e fenótipo e o melhoramento de plantas;
reprodução sexuada e métodos clássicos de alargamento da variabilidade
genética; teoria e métodos de seleção; biotecnologia moderna e seus
pilares - cultura in vitro e tecnologia de DNA recombinante; métodos de
alargamento da variabilidade genética apoiados na biotecnologia moderna
- transformação genética e as novas técnicas de melhoramento de
plantas.
Bases genéticas, agronómicas e reguladoras da produção de sementes e
outros materiais de propagação.
Aplicação destes conhecimentos a culturas e grupos de culturas.
Syllabus
Plant genetic resources: importance; in situ and ex situ conservation;
management and valuation of germplasm collections; the Ínternational
Treaty on Plant Genetic Resources for Food and Agriculture.
Plant biotechnology: genotype, phenotype and plant breeding; sexual
reproduction and classical methods of widening genetic variability;
selection theory and methods; modern biotechnology and its pillars - in
vitro culture and recombinant DNA technology; methods of widening
genetic variability supported by modern biotechnology - genetic
transformation and new plant breeding techniques.
Genetic, agronomic and regulatory bases of production of seed and other
propagating material.
Application of these knowledge to crops and groups of crops
Unidade curricular / Curricular Unit :
Tecnologias de RegaPGEA2154/MEA2154
Engenharia e Técnicas Afins 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Melhorar as competências dos alunos no domínio das tecnologias da rega,
nomeadamente aspectos da eficiência do uso da água e sustentabilidade
ambiental, planeamento e automatação de sistemas de rega. Capacitar os
alunos para a utilização das novas técologias em diferentes domínios de
aplicação. Aquisição de conhecimentos que permitam a resolução de
problemas em contexto real.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
Conteúdos programáticos
Situação actual do regadio em Portugal e estratégias de
desenvolvimento. Gestão da àgua de rega; caracterização dos usos
consumptivos da água ; caracterização climática e estimativa das
necessidades hidricas da cultura com base em dados agrometeprológicos;
monitorização da água no solo e disponibilização automática da
informação. Escolha do método adequado de rega; dimensionamento,
automatação e telegestão dos sistemas de rega por aspersão e
microrrega; Importancia da condução da rega no uso eficiente da água;
avaliação de desempenho e realização de auditorias aos sistemas de
rega; Avaliação dos sistemas relativamente á qualidade da água, erosão
e salinização do solo e processos de contaminação das águas superficias
e subterrâneas.
Syllabus
Current situation of irrigation in Portugal and development strategies.
Irrigation water management; characterization of the consumptive uses
of water; climatic characterization and estimation of crop hydrological
needs based on agrometeprological data; soil water monitoring and
automatic provision of information. Choice of the appropriate watering
method; sizing, automation and remote management of sprinkler and
micro-irrigation systems; Importance of conducting irrigation in the
efficient use of water; performance appraisal and audits of irrigation
systems; Evaluation of systems regarding water quality, soil erosion
and salinization and surface and groundwater contamination processes
Unidade curricular / Curricular Unit :
Viticultura e Enologia 5 ECTSPGEA2155/MEA2155
Produção Agrícola e Animal 5 ECTS
Obrigatória/Mandatory 2ºS 1º ano/year
Distribuição de Horas de Contacto por tipo de Ensino / Distribution of
Contact Hours by typology of education
Total 45
Teórico/ Theoretical
Teórico Prático Prático e Laboratorial / Theoretical
practical and Practical and Laboratory 45
Trabalho de campo / Field work
Seminário / Seminar
Orientação Tutorial / Tutorial
Estágio / Traineeship
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo fornecer uma visão
abrangente dos principais aspetos relacionados com as áreas de
conhecimento da Viticultura e da Enologia, nomeadamente:
- Compreender a caracterização e descrição morfológica e genética das
Vitáceas em Portugal.
- Conceptualizar e ilustrar a importância da selecção e melhoramento
das videiras existentes e preservação das variedades em risco de
extensão.
- Reconhecer a importância da produção de uvas de mesa e sua
conservação pós-colheita.
- Adquirir e aplicar conhecimento sobre derivados e sub-produtos da uva
e do vinho, bem como sobre os produtos subsidiários para a indústria
vinícola.
- Adquirir e aplicar conhecimento sobre conservação e estabilização de
vinhos.
- Compreender e estabelecer a ligação entre a Viticultura, a Enologia e
a Gestão Ambiental.
Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and
competences to be developed by the students)
This Curricular Unit (CU) aims to provide a comprehensive overview of
the main aspects associated with the knowledge areas of viticulture and
enology:
- Understand the characterization and morphological and genetic
description of the Vitaceae in Portugal.
- Conceptualize and illustrate the importance of selection and
improvement of existing vines and preservation of varieties at risk of
extension.
- Recognize the importance of the production of Table grapes and their
postharvest conservation.
- Acquire and apply knowledge about grape and wine derivatives and
by-products, as well as on subsidiary products for the wine industry.
- Acquire and apply knowledge about conservation and stabilization of
wines.
-Understand and establish the connection between viticulture, enology
and environmental management.
Conteúdos programáticos
Módulo 1
1-Melhoramento, seleção e conservação da videira. Seleção massal de
clones. Seleção clonal. Melhoramento versus genética quantitativa.
Preservação das variedades em risco de extinção.
2-Ampelografia. Métodos modernos de caracterização das videiras.
Descrição e características agronómicas e enológicas, das principais
castas, usadas em Portugal.
3-Uva de mesa e passa. Suas particularidades. Condições económicas e
edafo-climáticas, para a sua instalação e produção.
Módulo 2
1. Derivados da uva e do vinho e sub-produtos.
2. Conservação e Estabilização de vinhos
3. Gestão Ambiental ao longo da fileira de produção do vinho.
Syllabus
Module 1
1-Breeding, selection and preservation of the vine. Mass selection of
clones. Clonal selection. Breeding versus quantitative genetics.
Preservation of varieties at risk of extinction.
2-Ampelography. Modern methods of vines characterization. Description
and agronomic and oenological characteristics of the main grape
varieties used in Portugal.
3-Grape table and pass. Your particularities. Economic and climatic
conditions for its installation and production.
Module 2
1. Derived products and by-products of grape and wine. 1.1 Grape
derived products: juices, raisins, jams, concentrated must and its
rectification, others. 1.2. Wine derived: i) wine brandies: production
and ageing technology. ii) Vinegars: Types of vinegar and manufacturing
processes. Vinegars products. 1.3. Use of By-products: grape stems,
pomace, grape seed, lees, tartar, and pomace brandy.
2. Conservation and stabilization of wines
3. Environmental management along the wine production row