• EN
Você está em: Início > Eventos em que a ESAS esteve presente em 2011


2011
Forum4
Ciclo de Seminários 2011
FNA - 48ª Feira Nacional de Agricultura / 58ª Feira do Ribatejo
FICOR 2011 - IIIª Feira Internacional da Cortiça
ALIMENTARIA & HOREXPO Lisboa 2011 - Espaço FOOD I&DT





Forum4 - Alimentação Tecnologia Qualidade Segurança
Organização de Forum com o objetivo de promover o conhecimento e o debate de temas actuais interligando diferentes vertentes da alimentação humana, desde a produção e processamento tecnológico, à qualidade e segurança, nutrição e efeitos na saúde.

mais informação aqui...




Ciclo de Seminários.

Ao longo de 2011, foi organizado na ESAS o Ciclo de Seminários soburdinados a temáticas que envolveram as diversas Unidades Curriculares ministradas na Escola.

mais informação aqui...



A ESAS esteve na Feira Nacional da Agricultura.

A ESAS participou na Feira Nacional de Agricultura de Santarém - edição de 2011, intrevindo em várias vertentes do certame, nomeadamente com a divulgação e informação através de um stand e a participação da Escola de Equitação, da qual damos conta neste espaço.
A escola de equitação da ESAS, com o núcleo de garanhões da raça Sorraia cedido pela Fundação Alter Real, marcou presença, mais uma vez, em diversos eventos equestres, organizados no âmbito da 47ª Feira Nacional da Agricultura, 57ª Feira do Ribatejo. A participação dos alunos da ESAS iniciou-se no dia 9, no grande ringue, com dois eventos. Pela manhã, numa organização conjunta com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, realizaram-se demonstrações de hipoterapia e equitação especial, com os garanhões Herói e Semáforo. À tarde, foi o Concurso Nacional Oficial de Modelo e Andamentos do Cavalo Sorraia. Representada por quatro conjuntos, a escola de equitação da ESAS obteve três medalhas: 2º, 3º e 4º lugares, para os cavalos Semáforo, Xearas e Ziano, respectivamente. No dia 11, à tarde, a escola de equitação regressou à FNA para participar no concurso Apresentação do -Cavalo de Sela-, secção póneis, onde foi novamente representada por quatro conjuntos.


| Álbum de fotos |



A ESAS participou na Feira Internacional a Cortiça - FICOR, que se realizou em Coruche, entre 27 de Maio e 1 de Junho.

O certame contou com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e do Sr. Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, que apreciaram os vinhos da Escola da colheita de 2010.

Este ano o tema principal da feira foi a floresta, uma vez que 2011 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Florestas.

Esta edição da FICOR contou com a participação da ESAS, em duas das suas valências - na parte de expositores, com o stand de divulgação de oferta formativa e no programa de eventos, com a participação da Escola de Equitação.

Na IIIª Feira Internacional da Cortiça, a Escola de Equitação da ESAS (Escola Superior Agrária de Santarém), em colaboração com a Fundação Alter Real e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM), participou numa demonstração equestre do cavalo do Sorraia. O evento teve lugar no dia 29 de Maio, ao final da tarde, na praça de touros de Coruche, e insere-se na missão da ESAS de contribuir para a divulgação do potencial e polivalência dos cavalos desta importante raça autóctone, ameaçada de extinção. O espectáculo começou com a apresentação de um cavalo montado em pêlo, conduzido apenas com um cabeção de corda, enquanto se ouvia uma narrativa sobre a origem do cavalo do Sorraia, a sua domesticação e utilização pelo homem, nos seus primórdios. Seguiu-se uma demonstração de hipoterapia, com os alunos da APPACDM / ESAS, desde os portadores de deficiência mais profunda aos mais autónomos, que chegaram à praça de touros num carro de atrelagem, puxado por dois cavalos Sorraia.

O espectáculo continuou com uma exibição de volteio artístico por Natália Cerqueira, profissional do ramo, com ampla experiência em apresentações e competições de volteio clássico. Finalmente, entraram em cena os alunos da escola de equitação da ESAS para a exibição de um "pas de deux", incluindo saltos de obstáculos e terminando num carroussel de quatro elementos. O evento foi ainda assinalado com uma breve homenagem ao cavalo Herói que, com 22 anos de idade e depois de ter servido à iniciação de muitos jovens cavaleiros, está a terminar a sua vida como cavalo de equitação.

| Álbum de fotos |




A Alimentaria&Horexpo Lisboa, afirma-se como uma importante ponte de ligação comercial, entre os países europeus e o mercado de influência portuguesa, com mais de 215 milhões de consumidores

Certame de carácter marcadamente empresarial, configura-se um autêntico viveiro de negócios com aporte para a economia portuguesa em termos de impacto económico.

A posição geo-estratégica de Portugal, posiciona a feira como ponte interlocutora entre o mercado europeu e outros países de influência portuguesa.

A ESAS desenvolveu um trabalho marcante e de grande relevo no campo da Tecnologia Alimentar, como deu conta a participação neste certame com a apresentação de dois projectos em decurso, e um poster integrado no painel layout de tecnologias a concurso do Espaço Food I&DT by INOVISA.


| Espaço FOOD I&DT | Tecnologia Vinagreira | Reportagem |