• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início >
Responsável: António Roque
 


A Unidade de Bovinos de Leite compreende: estabulação livre para vinte vacas em produção, equipada com cornadis, distribuidor automático de concentrado (DAC), pedómetros para detecção de cios e programa informático de gestão técnica; parque maternidade/enfermaria; tronco de contenção e balança para animais; quatro parques de cria/recria e seis boxes para vitelos em aleitamento; sala de ordenha em espinha 1x3, com máquina de ordenha de vasos medidores; sala do leite com tanque de refrigeração; manga-chuveiro de desparasitação; um silo trincheira e um silo para alimento composto.
Actualmente, o efectivo consta de 15 vacas adultas, novilhas e vitelas, num total de 30 animais. A maioria dos animais é da raça Frísia, registada no Livro Genealógico.
Desde 2002, seguindo uma nova tendência no melhoramento genético das vacas leiteiras, tem-se ensaiado o cruzamento com outras raças leiteiras ou mistas: neste caso, a Parda Suíça e a Simmental.
O efectivo é submetido a contraste leiteiro oficial.
O núcleo proporciona aulas práticas a disciplinas de diferentes cursos, bem como estágios curriculares da Licenciatura em Engenharia da Produção Animal.