• EN
Você está em: Início > Departamento > Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição

Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição

Sigla: DTABN
Responsável: Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira
Objetivo: Promover a formação, o avanço e transferência do conhecimento na área da tecnologia, segurança e qualidade alimentar, desde o controlo das matérias primas ao processamento tecnológico, ao valor nutritivo dos alimentos e seus efeitos na saúde.
Descrição:
Objectivos
  1. Preparar licenciados e mestres de forma a que estes possam contribuir de forma significativa nas suas profissões e na sociedade, nomeadamente, na produção de alimentos seguros e de qualidade; na transferência do conhecimento académico para a indústria e a sociedade; na inovação tecnológica e produção de novos alimentos; na promoção da saúde através da alimentação.
  2. Promover o desenvolvimento experimental e a investigação e a integração de estudantes nos projectos em curso no Departamento.
  3. Promover a interligação com a sociedade através de consultoria, análises, workshops e cursos de formação profissional.

Projectos de Investigação e Desenvolvimento Experimental
  • Conservação e melhoramento de cucurbitáceas (melancia e pepino) e solanáceas (PRODER 2011-2015).
  • PRICE (Practical Implementation of Coexistance in Europe) (Projecto Europeu, 2011-2014).
  • Implications of uncertain transgene insertion in maize: effect in protein-coding and non-coding regulatory genes. FCT, PTDC/AGR-GPL/121536/2010. (2012-15).

O Departamento inclui quatro áreas científicas e uma unidade laboratorial:

Áreas Científica

Unidades Laboratoriai