• EN
Você está em: Início > Departamento > Departamento de Ciências Agrárias e Ambiente

Departamento de Ciências Agrárias e Ambiente

Sigla: DCAA
Responsável: Paulo Reis Branco Pardal
Objetivo: O DCAA tem por missão, formar técnicos superiores qualificados para exercer a sua profissão com elevado nível de qualidade científica, técnica sem esquecer os aspetos da ética e de relações humanas e com elevada capacidade de adaptação às constantes mudanças tecnológicas.
Contribuir para a criação e divulgação de conhecimento técnico e cientifico nas áreas das Ciências Agrárias e do Ambiente e a prestação de serviços especializados à comunidade nestas áreas, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável, nomeadamente nos aspetos da articulação equilibrada do sistema ambiental com os sistemas social, económico e territorial.
O DCAA tem ainda como prioridade promover a atualização e o aperfeiçoamento contínuo do corpo docente, e dos seus funcionários não docentes.


Descrição: O Departamento de Ciências Agrárias e do Ambiente (DCAA) foi criado formalmente em julho de 2010, após a aprovação dos novos Estatutos da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS). Resultou da agregação dos antigos Sectores de Agricultura, Engenharia Rural e Ordenamento, Geociências, Horticultura, Informática, Matemática e Produção Animal.
Assim, inicialmente este departamento foi concebido a partir da necessidade de ajustar a anterior estrutura a uma nova realidade organizacional, no entanto procurou-se que, de forma clara, se pudesse responder aos novos desafios que se colocam ao ensino agrícola na região e no país nomeadamente, atendendo à transversalidade das questões ambientais em todos os setores do tecido produtivo, em particular o agrícola, e na sociedade em geral.
O DCAA é uma unidade funcional da ESAS à qual estão afetos funcionários docentes e não docentes, laboratórios e serviços de apoio relacionados com as áreas de ensino que abrangem as áreas das engenharias em ciências agrárias e do ambiente.
O DCAA é responsável pelos cursos de licenciatura em Engenharia Agronómica, Engenharia da Produção Animal e Engenharia do Ambiente, e ainda pelo Mestrado em Agricultura Sustentável e pelos Cursos de Especialização Tecnológica em Cuidados Veterinários, Maneio e Utilização do Cavalo e Tecnologias de Produção Industrial em Horticultura. Colabora ainda em diversas unidades curriculares/unidades de formação dos planos curriculares de outros cursos lecionados na ESAS.
Uma das características marcante do Departamento Ciências Agrárias e do Ambiente é o quadro permanente de docentes, com professores altamente experientes e qualificados, a grande maioria em tempo integral e ativamente empenhados na melhoria permanente de um ensino de excelência inserido na realidade regional e nacional. Assim, a excelência da formação que ministramos é para nós um fator estratégico e impõe-nos uma preocupação constante com a qualidade, obrigando a uma forte integração entre as áreas de conhecimento num esforço concertado para atingir os objetivos propostos.
É nosso objetivo, contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de excelência nas áreas das ciências Agrárias e do Ambiente, capaz de preparar os estudantes para intervir de forma competente e distintiva no mercado de trabalho.
Telefone: 243307300
Fax: 243307301

Áreas Científica

Escola de Equitação