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Ginásio

Sigla: Ginasio
Descrição:
Responsável: António Fonseca - SAS_IPS

Mais informações: página dos SAS

Modalidades de Fitness praticadas no Ginásio da ESAS:

Musculação: Treino individual com cargas ajustáveis com o objectivo da melhoria da força ou resistência muscular, utilizando quer máquinas com exercícios pré-definidos, quer pesos livres (halteres, barras, discos).
Cardio-fitness: Treino individual aeróbio, tendo como objectivo a melhoria da componente cardiovascular realizado em máquinas como por exemplo (Passadeira, bicicleta, remo).

Treino Funcional: Estrutura de treino criada no sentido de permitir às pessoas maximizarem as suas aptidões fisicas e serem capazes de desempenhar as actividades do dia-à-dia a que se propõem (sejam domésticas, sejam desportivas) com segurança e auto-confiança.

Também para os desportos de alto rendimento é uma forma de maximizarem e potenciar as capacidades para um melhor desempenho na modalidade correspondente

Ginástica Localizada: caracteriza-se por uma actividade de grupo tendo como objectivo o trabalho de tonificação muscular, utilizando diversos materiais ao ritmo da música.

Na ginástica Localizada destacam-se como meios principais de desenvolvimento da resistência muscular localizada e da flexibilidade, no que diz respeito às qualidades de performance física. Por outro lado ressalta também o trabalho da coordenação neuro-muscular, do ritmo, da descontracção e do equilíbrio como qualidades de habilidade motora.

Ginástica Aeróbica: Caracteriza-se por uma actividade de grupo ao som da música.

É um tipo de treino aeróbio que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigénio, realizando uma espécie de treino ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transporte desse oxigénio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo.

A ginástica aeróbica exige aos seus participantes, elevada performance ao nível das várias capacidades físicas, como a força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

Step: Caracteriza-se por ser uma actividade de grupo, que consiste em subir e descer uma plataforma, ininterruptamente, em que os movimentos são realizados em sincronia com a música, de batida bem marcada, utilizando exercícios que exigem mobilização de grandes quantidades de oxigénio, durante um período de tempo prolongado. Estes exercícios podem aparecer isoladamente, ou encadeados. É um trabalho vertical que se baseia em movimentos naturais, sendo muito eficiente em termos de trabalho aeróbio, e conseguindo conjugar um trabalho de grande intensidade e de baixo impacto. Podem também ser conjugados movimentos dos membros superiores, movimentos no solo e movimentos em propulsão. Além disso é uma actividade que não requer muito espaço relativamente a cada praticante.

Stretching: A flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimento de uma articulação ou conjunto de articulações. É a capacidade de uma determinada articulação, ou conjunto de articulações se moverem na sua completa amplitude de movimento, sem haver lesão. A flexibilidade é específica de cada articulação.

Combat: É um programa de treino aeróbio que aproveita movimentos de artes marciais e os combina numa coreografia ajustada a tempos musicais. É uma modalidade que melhora o bem estar físico e mental do estudante uma vez que lhe dá autoconfiança, melhora a postura e beneficia a mobilidade e resistência cárdio-respiratória de quem o pratica.