• EN
Você está em: Início > Departamento > Departamento de Ciências Agrárias e Ambiente > Produção Animal e Ciências Veterinárias

Produção Animal e Ciências Veterinárias

Sigla: PACV
Responsável: Paulo Reis Branco Pardal
Descrição:


A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), localizada numa das mais importantes regiões agrárias do país, tem grande experiência, enquanto entidade vocacionada para o ensino da produção pecuária, fomentando o conhecimento e compreensão das principais fileiras da produção animal.
A área científica de Produção Animal e Ciências Veterinárias (ac-PACV) desenvolve a sua principal atividade na área do ensino e, complementarmente, em atividades de investigação / experimentação e de apoio à comunidade.
Na área do ensino, esta área científica tem como principal objetivo promover a formação graduada e não graduada, no âmbito da Produção Animal, respondendo às necessidades do mercado de trabalho. Atualmente é responsável pelo Curso de Licenciatura em Zootecnia e pelos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) em Cuidados Veterinários e em Zootecnia, assegurando a lecionação da quase totalidade das unidades curriculares dos mesmos.
Na área da experimentação, a ac-PACV tem em curso algumas linhas de trabalho que têm permitido envolver os estudantes nas atividades desenvolvidas, quer ao nível da lecionação das unidades curriculares, quer em estágios curriculares.
No paradigma do ensino politécnico, a ESAS encontra-se particularmente bem posicionada para o ensino da produção animal, face aos recursos físicos de que dispõe, nomeadamente as suas unidades de apoio ao ensino. Destacam-se particularmente as unidades agro-pecuárias (explorações agrícolas com efetivos pecuários das principais espécies de interesse zootécnico) e os laboratórios de apoio ao ensino.
Salientam-se com particular importância para a lecionação das aulas das unidades curriculares da especialidade, os núcleos de pequenos ruminantes (ovinos e caprinos), de bovinos de leite, de suínos, de leporídeos, e de equinos (incluindo um centro hípico). Para constituição dos seus efetivos pecuários, a ESAS faz uma clara aposta na escolha de animais de raças autóctones, evidenciando a sua preocupação na preservação e divulgação dessas raças.
Estas estruturas servem de modelo de unidades produtivas, permitindo um ensino de cariz essencialmente prático e uma transmissão de conhecimentos baseada no desenvolvimento de competências. Permitem valorizar especialmente a formação que visa o exercício da atividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades concretas do respetivo perfil profissional.


Núcleo de Bovinos de Leite | Núcleo de Equinos | Núcleo de Monogástricos | Núcleo de Pequenos Ruminantes | Laboratório de Inseminação Artificial | Sala de Enfermagem

Email: paulo.pardal@esa.ipsantarem.pt
Telefone: 243307342
Fax: 243307301