logo layout SI 188x84
  • EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início >
Governo de
Portugal
UE
Alentejo2020
Portugal2020
PDR2020



Forun Estudante
Começou a "Check.IPSantarém.In". 5 dias para conhecer o Politécnico de Santárem

De 28 de junho a 2 de julho de 2021, a Academia digital Check.IPSantarém.In viaja pelo interior do Politécnico de Santarém, dando a conhecer os seus cursos, projetos e estudantes.
No primeiro dia, foi a vez da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).


No primeiro direto do dia, foi possível conhecer uma das estruturas de produção animal onde os estudantes da ESAS podem colocar em prática os seus conhecimentos e desenvolver competências. No núcleo de caprinos, um dos docentes destacou "o ensino de cariz prático com base no desenvolvimento de competências" que é possibilitado com recurso a este tipo de estrutura.





O dia continuou com a possibilidade de conhecer outros espaços e áreas da oferta formativa da ESAS. Num dos espaços destinados à prática dos estudantes, o professor Artur Amaral detalhou a oferta existente e destacou um dos projetos da ESAS, criado em 2019, que tem como objetivo principal "a produção de bens para distribuição por instituições de solidariedade social na região". Por outro lado, através deste projeto é ainda possível fomentar o contacto com empresas e dar apoio às aulas práticas do curso, acrescentou o professor.

A paragem seguinte fez-se na adega da ESAS, onde outra das professoras apresentou o espaço, destacando alguma da produção de vinho realizada por esta escola centenária. "O nosso objetivo é sobretudo o ensino e ensinar os alunos o saber-fazer", destacou a docente. Durante uma aula prática, um dos estudantes da escola partilhou a sua experiência no curso e na escola: "Tem sido uma experiência bastante positiva, já obtive imensos conhecimentos, estou a gostar imenso".

Para além dos cursos, espaços e testemunhos, outro dos focos desta semana de reportagens em direto da Forum Estudante é dar a conhecer os projetos que compõem o Politécnico de Santarém. No caso da ESAS, a subdiretora Margarida Oliveira destacou o "Link Me Up", um projeto "em co-criação com as empresas em que os estudantes desenvolvem as suas ideias e perspetivas de futuro para resolver problemas concretos". "Isto permite aos estudantes trabalhar de uma forma muito mais criativa e independente", sublinhou. Dois dos estudantes que participaram neste projeto descreveram a sua experiência e trabalho, sublinhando as mais-valias desta oportunidade.

A reportagem da Forum na Escola Superior Agrária de Santarém continuou por outro dos espaços desta escola superior do Politécnico de Santarém, com uma visita à queijaria. Um dos trabalhadores do espaço, diplomado da ESAS, explicou o processo de produção do queijo, destacando a importância do espaço para os estudantes: "Aqui os alunos podem ter o contacto direto com a vertente industrial e prática". "A ESAS tem uma boa componente prática que nos dá uma grande bagagem para quem começar uma empresa", contou, destacando a vertente de gestão associada à oferta formativa.


A fechar o dia, houve ainda tempo para uma conversa com o professor Igor Dias, que partilhou mais informações sobre a oferta formativa da ESAS e as oportunidades existentes para jovens diplomados nesta área, deixando uma mensagem final a todos os estudantes do ensino secundário e profissional: "Devem investir na vossa formação académica".








Contactos / Como chegar à ESAS
Escola Superior Agrária de Santarém
Quinta do Galinheiro - S. Pedro | Freguesia S. Salvador
2001-904 Santarém
Tel: + 351 243 307 300 | Fax: + 351 243 307 301
email: info@esa.ipsantarem.pt
Coordenadas GPS: 39º 14' 58,75" N ; 8º 41' 50,45" W

segue-nos...
Facebook TwitterInstagram

Últimas Notícias