logo layout SI 188x84
  • EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início > Cursos > 2º Encontro Internacional ERASMUS+ e a European Conference on Equine Facilitated Therapy

2º Encontro Internacional ERASMUS+ e a European Conference on Equine Facilitated Therapy

informação


Inês Pereira De Figueiredo, PhD em Neurociências
Associação ThekidsFellows- Research Group in Anthrozoology

O Segundo Encontro do nosso Projeto -Training specialists for the preparation of therapy horses for Equine Facilitated Therapies and Activities- aconteceu já no princípio deste mês, de 6 a 9 de setembro, no Centro Equestre Královický dvér Equestrian, uma região Boémia central da República Checa.
Durante 3 dias, pudemos desfrutar da companhia de todos e trocar experiências e conhecimentos cara a cara. Explorámos e descobrimos as diferentes raças nacionais envolvidas em Intervenções Facilitadas dos Equinos (IFE) em cada país. A nossa Equipa apresentou as 3 raças de cavalos usadas em Terapias e Atividades Assistidas por cavalos, em Portugal- sendo estas o Lusitano, o Garrano e o cavalo do Sorraia, usado na Escola Superior Agrária de Santarém. Contámos com a preciosa ajuda do Professor António Vicente, que gentilmente nos deu mais informações sobre as características do Sorraia e a razão por que é um cavalo de eleição para esta utilização tão nobre; agradecemos ainda as fotografias e os vídeos dos cavalos da Escola, do seu Equitador Nuno Marques.
A equipa Checa, da Czech Equine Facilitated Association (CEFTA), demonstrou-nos a sua visão sobre Fisioterapia e Aprendizagem facilitadas por cavalos, e Para-Volteio, uma modalidade ainda não existente em Portugal e que parece fantástica.
O objetivo deste encontro foi basicamente destacar as exigências pedidas e formas de lidar com o cavalo utilizado neste tipo de intervenções, em cada país. Assim, o grupo checo mostrou-nos ainda como testam os cavalos e póneis para a obtenção de Certificação de cavalo de Terapia, que avalia a sua preparação, o seu caráter e se as competências adquiridas serão adequadas aos requisitos da sua utilização na prática.

A European Conference of Equine Facilitated Therapy

Logo após o nosso Meeting, entre os dias 10 e 11 de setembro, teve lugar, no bonito Campus da Universidade das Ciências da Vida, em Praga, a European Conference of Equine Facilitated Therapy, organizado pela CEFTA.
O nosso grupo aderiu em maioria à Conferência, que contou com quase 400 participantes de 37 países e mais de 250 participantes presenciais. Foi uma excelente oportunidade para fazer "networking", aprender, ou apenas aproveitar o estar na companhia de pessoas com os mesmos interesses.
O primeiro dia, sexta-feira, foi pleno em apresentações e palestras, o ambiente era ótimo, as pessoas sorriam, partilhavam, aprendiam, desfrutavam.
Também representámos o nosso Projeto. Cada equipa escolheu um membro que apresentou o benefício da cooperação durante o Projeto para o desenvolvimento das IFE no seu país.
O segundo dia da Conferência foi ainda mais emotivo, pois voltamos ao Centro Equestre Královický dvér Equestrian, onde pudemos ver crianças e adultos com necessidades especiais a mostrarem-nos performances incríveis com os cavalos e póneis. Houve várias apresentações de intervenções precoces com bebés com menos de 3 anos de idade e ainda de paravolteio. Só conseguimos imaginar, pelos sorrisos constantes, a alegria e orgulho com que estes miúdos ficaram.
Não deixem de acompanhar o Projeto em www.thekidsfellows.com

Os parceiros do Projeto
TheKidsFellows-Research Group in Anthrozoology (PT),
Ceska hiporehabilitacni spolecnost, z.s.
Nevsehir Haci bektas Veli University (TR),
Neigaliuju jojimo asociacija (LT)
Suomen ratsastusterapeutit ry (FI),
Asociación Proyecto Caballo (ES)