• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início > Cursos > Pós Graduação em Produtos Fitoterápicos

Pós Graduação em Produtos Fitoterápicos


Abertura de candidaturas

PGPF

Despacho 3001/2020 de 05.03.2020
Edital de candidatura 2020
errata: por lapso o valor da propina vem mencionado no Edital como sendo de 1200€ quando deve ser considerado o valor de propina de 1.000€
As candidaturas decorrem de 31 de julho a 18 de setembro de 2020
Código do Curso: E178



A Pós-graduação em Produtos Fitoterápicos é um curso desenvolvido em colaboração com a Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda (AMAYUR) e lecionado em regime pós-laboral, organizado em 60 créditos ECTS, e confere um diploma de especialidade na área de produção de produtos fitoterápicos.

Objetivos
1) Conjugar e integrar as fórmulas tradicionais Ayurveda com os conhecimentos técnicos e científicos das áreas alimentar e nutricional.
2) Adquirir e aprofundar competências profissionais na área da fitoterapia, nomeadamente:
- identificação e recolha de espécies para fins fitoterápicos;
- tecnologias de produção de plantas para fins fitoterápicos;
- formulação de preparações fitoterápicas com base no Ayurveda;
- controlo da qualidade e da segurança de processos, alimentos e preparações fitoterápicas.

Resumo dos Conteúdos programáticos
História e Filosofia de terapêuticas não convencionais: História e evolução da Ayurveda. Os princípios básicos do tratamento segundo o Ayurveda.
Anatomofisiologia: Organização geral dos sistemas e aparelhos do corpo humano.
Princípios fitoterápicos I: Identificação de plantas e princípios ativos. Utilização no ayurveda: análise de eficácia, indicações, contra-indicações e parte utilizada.
Preparações fitoterápicas I: Tecnologias de produção plantas. Tipos de preparações fitoterápicas. Caso estudo: ayurveda.
Higiene e segurança: Garantir a higiene e segurança dos alimentos e preparações fitoterápicas.
Controlo analítico de preparações e alimentos: Análises microbiológicas, físicas e químicas.
Desenvolvimento de produto e análise sensorial: Aplicação dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um produto alimentar ou de aplicação tópica. Análise sensorial.
Gestão e Marketing: Conceitos fundamentais da gestão e funções da gestão Marketing estratégico. Empreendedorismo.
Princípios fitoterápicos II: Utilização de plantas e alimentos para promoção da saúde e tratamento de doença. Avaliação toxicológica das plantas e preparados.
Preparações fitoterápicas II: Tecnologias de transformação alimentar aplicadas à produção de suplementos alimentares. Caso estudo: ayurveda.
Projeto: Aplicação dos conceitos num projeto de desenvolvimento experimental.
Técnicas de investigação epidemiológica: Pesquisa de fontes bibliográficas; métodos observacionais e experimentais. Aquisição e tratamento de dados.

Destinatários
A especialização em produtos fitoterápicos destina-se a profissionais que tenham obtido uma licenciatura/mestrado integrado nas áreas das ciências, da saúde, de tecnologia e de agricultura e recursos naturais.
Podem ainda candidatar-se a esta especialização os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Escola Superior Agrária de Santarém. 

Coordenadora do Curso
Professora Coordenadora Maria Paula Marinho Pinto, Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição (paula.pinto@esa.ipsantarem.pt)