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Contabilidade e Gestão de Custos

Código: LTGA1201    Sigla: CGC

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTGA 2 Despacho n.º 4794/2018 de 15/05 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Adelaide Mota Oliveira   2,93
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo   1,07

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo desta unidade curricular (UC) é proporcionar conhecimentos de contabilidade financeira e de custos com vista à sua aplicação no apoio à tomada de decisão nas empresas agroindustriais.
No final da UC pretende-se que os estudantes:
- compreendam a importância da informação financeira e económica como suporte à tomada de decisão;
- conheçam a estrutura do Sistema de Normalização Contabilística;
- interpretem a informação contida na demonstração de resultados e no balanço;
- compreendam as diferenças e condições de aplicação dos vários sistemas de custeio;
- apurem os custos de produção utilizando os vários sistemas de custeio;
- elaborem orçamentos;
- analisem e controlem os custos de produção.

Conteúdos programáticos

1. Contabilidade geral / financeira: Âmbito, objetivos e conceitos fundamentais da contabilidade financeira. Estrutura do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). Demonstrações financeiras: demonstração de resultados e balanço.
2. Contabilidade analítica / de custos: Âmbito, objetivos e conceitos fundamentais da contabilidade analítica. Análise das componentes do custo de produção (matérias diretas, mão-de-obra direta e gastos gerais de fabrico). Apuramento do custo de produção. Centros de Custo. Sistemas de apuramento de custos. Relações custos-volume-resultados. Sistema de custeio baseado nas atividades.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos de contabilidade financeira permitirão que os estudantes compreendam a importância da informação financeira e económica como suporte à tomada de decisão, conheçam a estrutura do Sistema de Normalização Contabilística e interpretem a informação contida na demonstração de resultados e no balanço.
Os conteúdos de contabilidade analítica fornecem informação sobre os custos, suas características e os seus vários sistemas de apuramento e permitirão que os estudantes compreendam e utilizem os vários sistemas de custeio, elaborem orçamentos e analisem e controlem os custos de produção.

Bibliografia Principal

Caiado, A. (2012).;Contabilidade Analítica e de Gestão (7ª ed.)., Lisboa: Áreas Editora, SA.
Borges, A., Rodrigues, A. & Rodrigues, R.;Elementos de Contabilidade Geral (26ª ed.), Lisboa: Áreas Editora, SA., 2014
Borges, A., Rodrigues, A. & Rodrigues, R. (2014);Elementos de Contabilidade Geral (26ª ed.), Lisboa: Áreas Editora, SA.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A maioria das sessões da UC são de natureza teórico-prática e presencial onde se combinarão as metodologias expositiva e participativa. Os conceitos teóricos são apresentados recorrendo à metodologia expositiva apoiada por apresentações em PowerPoint. A resolução de exercícios e a análise de casos, ambos simulando situações próximas da realidade, recorrem a metodologias participativas, sendo os estudantes solicitados a resolver um vasto conjunto de exercício propostos. Nas sessões de orientação tutorial os estudantes serão apoiados na resolução dos exercícios propostos pelos docentes. Os estudantes também comunicam com os docentes durante os horários de dúvidas (presenciais) e através da plataforma Moodle.
Avaliação
Assistência às aulas: para dispensa de exame final é obrigatória a presença a 2/3 das aulas
Admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular
Dispensa de exame final: 2 provas escritas (PE)
Nota final: 0,3 PE1 + 0,7 PE2 => 10 valores
Exame final: 1 prova escrita


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva permite a transmissão adequada dos conteúdos, permitindo aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre conceitos, ferramentas e sua aplicação. 
A resolução de exercícios e a análise de casos, ambos simulando situações próximas da realidade, para além de permitir que os estudantes fiquem aptos a utilizar os vários métodos e técnicas abordados, possibilitará o desenvolvimento do sentido crítico essencial na gestão dos custos nas empresas agroindustriais.
O sistema de avaliação foi concebido para aferir o grau de desenvolvimento das competências.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borges, A., Rodrigues, A . & Rodrigues, R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral (26ª ed.). Lisboa: Áreas Editora, SA.
Caiado, A. (2012). Contabilidade Analítica e de Gestão (7ª ed.). Lisboa: Áreas Editora, SA.
Pereira, C. & Franco, V. (1994). Contabilidade Analítica. (6ª ed.). Carlos Pereira e Victor Franco, eds.