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Métodos Topográficos, Geodésicos e Cartográficos

Código: LAG1155    Sigla: MTGC
Área Científica: Engenharia, Ordenamento e Ambiente

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Engenharia Ordenamento e Ambiente

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 54 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

1_B

Ensino Teórico-Prático: 56,00

1_A

Ensino Teórico-Prático: 56,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Albertina Maria Gomes Ferreira   4,00
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a integrar os conceitos fundamentais de Geodesia, de Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas, que dominem os principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos e que adquiram conceitos no âmbito das Técnicas Cadastrais.

Conteúdos programáticos

1. Noções Preliminares. Resolução de triângulos.
2. Cartografia: Forma da Terra. Coordenadas. Azimutes de direções. Sistemas de projeção e sistemas de representação plana. Triangulação geodésica. Representação do terreno. Escalas. Utilização e elaboração de cartas. Métodos de medição de áreas e distâncias na carta.
3. Operações Elementares dos Levantamentos Topográficos. Instrumentos Utilizados. Medições de distâncias. Métodos de medição de ângulos. Métodos gerais de nivelamento. Sistemas de Posicionamento Global.
4. Noções Elementares de Fotogrametria e Deteção Remota
5. Breve Referência à Técnica Cadastral.
6. Aplicações: Implantações de pontos, de alinhamentos, de curvas. Nivelação de terrenos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Conhecimentos e capacidade de compreensão: das técnicas e metodologias utilizadas no trabalho com cartas, na execução de trabalhos de campo e sua complementaridade em gabinete, e na interligação dos mesmos com outras áreas de conhecimento.
Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: acompanhamento e execução de trabalhos no âmbito da temática da disciplina.
Capacidade de resolução de problemas e de argumentação: resolução integrada de situações propostas, reproduzindo situações práticas, relativas às funções acima indicadas.
Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: planeamento, execução e apresentação de trabalhos de campo e de pesquisa, no âmbito dos temas abordados.
Capacidade de comunicação: apresentação dos relatórios dos trabalhos práticos e de pesquisa, realizados.
Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e execução individual dos trabalhos referidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos pedagógicos:
Método expositivo (sessões de carácter mais teórico);
Método demonstrativo (sessões de carácter prático);
Método ativo (desenvolvimento do trabalho pratico/pesquisa).

Avaliação:
Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: 2 Provas Escritas (PE); Fichas Práticas (TP).
Condições de dispensa de exame final: É condição para dispensa de exame final que a classificação obtida no conjunto dos elementos de avaliação seja superior ou igual a 10 (dez) valores.
Classificação de dispensa de exame final: DE = 0,7 x PE (com um mínimo de 9 (nove) valores) + 0,3 x TP; TP é a média aritmética das fichas práticas.
Exame final: Consta de uma prova escrita.
Classificação final em exame:
- Classificação da prova escrita: 10 valores.
- ou
- 0,7 x Classificação da prova escrita + (0,3 x TP): 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões de carácter mais teórico é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização de dois testes escritos visa avaliar esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia:
Coelho, Rosa Santos; Ribeiro, Paulo Flores; Textos de apoio da disciplina; Policopiado, ESAS (2007)
Fonseca e Fernandes; Deteção Remota; Lidel; edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Janeiro 2004
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas; Lidel; edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Fev. 2000.
Gonçalves, Madeira e Sousa; Topografia Conceitos e Aplicações; Lidel, lda.; 3ª edição; Fevereiro 2012.
Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas; IgeoE; 5ª ed.; Agosto 2002.
Leick, Alfred ; GPS Satellite Surveying, 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc., USA,1995.
Robinson, A. et. al.; Elements of Cartography; Jonh Wiley & Sons, INC.; 6ª ed.; USA,1995
Wolf Paul R. & all.; Elementary Surveying, 9th Ed. HarperCollins College Publishers, USA, 1994.
Webgrafia:
www.igeoe.pt; www.igeo.pt; www.dgterritorio.pt/