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Métodos Topográficos, Geodésicos e Cartográficos

Código: LAG1155    Sigla: MTGC
Área Científica: Engenharia, Ordenamento e Ambiente

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Engenharia Ordenamento e Ambiente

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 58 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Albertina Maria Gomes Ferreira   2,00
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a integrar os conceitos fundamentais de Geodesia, de Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas, que dominem os principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos e que adquiram conceitos no âmbito das Técnicas Cadastrais.

Conteúdos programáticos


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Conhecimentos e capacidade de compreensão: das técnicas e metodologias utilizadas no trabalho com cartas, na execução de trabalhos de campo e sua complementaridade em gabinete, e na interligação dos mesmos com outras áreas de conhecimento.
Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: acompanhamento e execução de trabalhos no âmbito da temática da disciplina.
Capacidade de resolução de problemas e de argumentação: resolução integrada de situações propostas, reproduzindo situações práticas, relativas às funções acima indicadas.
Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: planeamento, execução e apresentação de trabalhos de campo e de pesquisa, no âmbito dos temas abordados.
Capacidade de comunicação: apresentação dos relatórios dos trabalhos práticos e de pesquisa, realizados.
Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e execução individual dos trabalhos referidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos pedagógicos:

Método expositivo (sessões de carácter mais teórico);

Método demonstrativo (sessões de carácter prático);

Método ativo (desenvolvimento do trabalho pratico/pesquisa).

Avaliação:

Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final.

Avaliação contínua: 2 Provas Escritas (PE); Fichas Práticas (TP).

Condições de dispensa de exame final: É condição para dispensa de exame final que a classificação obtida no conjunto dos elementos de avaliação seja superior ou igual a 10 (dez) valores.

Classificação de dispensa de exame final: DE = 0,7 x PE (com um mínimo de 9 (nove) valores) + 0,3 x TP; TP é a média aritmética das fichas práticas. 

Exame final: Consta de uma prova escrita.

Classificação final em exame: 

- Classificação da prova escrita: 10 valores.
- ou
- 0,7 x Classificação da prova escrita + (0,3 x TP): 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões de carácter mais teórico é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização de dois testes escritos visa avaliar esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia:
Coelho, Rosa Santos; Ribeiro, Paulo Flores; Textos de apoio da disciplina; Policopiado, ESAS (2007)
Fonseca e Fernandes; Deteção Remota; Lidel ¿ edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Janeiro 2004
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas; Lidel ¿ edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Fev. 2000.
Gonçalves, Madeira e Sousa; Topografia Conceitos e Aplicações; Lidel, lda.; 3ª edição; Fevereiro 2012.
Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas; IgeoE; 5ª ed.; Agosto 2002.
Leick, Alfred ; GPS Satellite Surveying, 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc., USA,1995.
Robinson, A. et. al.; Elements of Cartography; Jonh Wiley & Sons, INC.; 6ª ed.; USA,1995
Wolf Paul R. & all.; Elementary Surveying, 9th Ed. HarperCollins College Publishers, USA, 1994.
Webgrafia:
www.igeoe.pt; www.igeo.pt;