• EN
Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > LTGA

Tecnologia e Gestão Agroindustrial

Sigla: LTGA
Departamento: Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição
Grau: Licenciatura
Início de Funcionamento: 2018/19
Coordenador: Adelaide Oliveira
Observações:
:
Duração do ciclo: 6 semestres
Créditos ECTS: 180
Acreditação prévia pela A3ES em 09/03/2018
Registo da DGES nº R/A-Cr 20/2018 (11/04/2018)

Código do Curso: L169
Provas de ingresso:
19 Matemática A
OU
02 Biologia e Geologia
OU
07 Física e Química

Despacho n.º 4794/2018

As unidades curriculares da Licenciatura serão lecionadas por docentes da Escola Superior Agrária de Santarém e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém.

Objetivos do ciclo de estudos
O curso de Licenciatura em Tecnologia e Gestão Agroindustrial (TGAI) combina tecnologia agroindustrial e gestão e visa a formação de técnicos com uma sólida formação em tecnologias agroindustriais, conjugada com uma formação em gestão com maior incidência, mas não exclusivamente, nas vertentes de gestão da produção e apuramento e análise de custos. Pretende-se desta forma preencher a lacuna de conhecimentos essenciais de gestão dos cursos tradicionais de formação de tecnólogos agroindustriais, considerados relevantes pelas empresas empregadoras.
O objetivo do curso é formar técnicos com capacidade para aplicar este conhecimento multidisciplinar na melhoria da eficiência produtiva e na constante adaptação à mudança através de, nomeadamente, uma adequada gestão dos recursos fabris, das operações de processamento, das pessoas, de novas atividades e da inovação.
Serão transmitidos conhecimentos aprofundados e especializados de
  • - processos e instalações agroindustrial,
  • - segurança alimentar, ambiental e das pessoas,
  • - economia,
  • - gestão de custos, da produção e da qualidade,
  • - logística,
  • - marketing,
  • - estratégia e gestão de projetos,
de forma a estimular o pensamento crítico dos estudantes e adaptação à procura de soluções.
A aplicação destes conhecimentos permitirá aos diplomados conceber processos de transformação, implementar sistemas de gestão da segurança e de controlo de riscos, planear a produção, controlar matérias-primas, produtos e processos e identificar/diagnosticar potenciais áreas de melhoria e elaborar as respetivas propostas de intervenção e de implementação.
A formação visa preparar os estudantes para gerir projetos técnicos agroindustriais complexos e integrar projetos de desenvolvimento de novos produtos, demonstrando autonomia e responsabilidade na resolução dos problemas deles decorrentes.

Saídas profissionais
Os técnicos formados em Tecnologia e Gestão Agroindustrial estarão habilitados para integrar e coordenar equipas responsáveis pela gestão da produção em unidades agroindustriais onde poderão desempenhar tarefas relacionadas com a produção, o aprovisionamento, a logística, a gestão de sistemas de garantia da qualidade e segurança alimentar, a inovação. As mesmas tarefas poderão ser desempenhadas no âmbito de atividades de consultoria e de assessoria.
Informações:

Diplomas

  • Licenciatura em Tecnologia e Gestão Agroindustrial

Planos de Estudo