• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LAG1252

Horticultura I

Código: LAG1252    Sigla: HORT 1
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Produção Agrícola

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 48 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

2_A

Ensino Teórico-Prático: 56,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
José António Batista Grego   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Batista Grego Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios da horticultura extensiva de ar livre de componente horto-industrial e particularmente no âmbito da horticultura de 4ª gama.


Conteúdos programáticos

Generalidades: a horticultura, sua definição e âmbito. Sua importância económica, social e alimentar. Principais zonas hortícolas do País. Natureza e classificação das plantas hortícolas. Tipos de horticultura. Mercados.
O meio hortícola. Solos hortícolas: classificação, preparação, fertilização, correcção e desinfecção. Terras hortícolas artificiais. Substratos. A água no solo: metodologias de rega e controlo da água no solo. Técnicas de fertirrigação.
A planta hortícola: seus órgãos e principais funções. Fenómenos de crescimento e desenvolvimento. Métodos de propagação da planta hortícola.
A exploração hortícola: factores a considerarem na sua instalação. Plano de exploração. Rotações, sucessões, culturas intercalares e consociações.
Técnicas culturais no âmbito das culturas horto-industriais. Colheita, transporte, embalagem, conservação e normalização de produtos hortícolas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias de produção hortícola e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O conteúdo programático abrange um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias de produção hortícola.


Regime de avaliação:
- Assistência às aulas facultativa.
- Prova de frequência: prova escrita - 1
- Exame final: prova escrita - 1


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola. Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área como a agrícola onde a prática mais do que o ensino teórico é fundamental.
Naquele sentido é proposta uma formação integrada em actividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades da tecnologia de produção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

AVNIMELECH, Y. and Y. CHEN, 1986. The role of organic matter in modern agriculture. Ed. Martinues Nijhoff Publishers,
the Netherlands
GARDÉ, A. e N. GARDÉ, 1988. Culturas hortícolas. 6º Edição. Ed. Clássica Editora. Lisboa.
LAUMONNIER, R., 1978. Cultures légumières et maraichères. Tome I,II,III. Ed. J.-B. Baillière, Paris
Nota: vidé lista de Bibliografia para área hortícola.